Prefeitura de Alto Araguaia intensifica serviços de limpeza urbana

Serviço foi intensificado e beneficiará todos os bairros da cidade

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

Prefeitura de Alto Araguaia intensifica serviços de limpeza urbana

Marcos Cardial

Varrição de ruas, roça, capina, poda de árvores, de grama e retirada de entulho. Essas são algumas das ações que a prefeitura do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) desenvolve para melhorar o aspecto urbanístico e o bem-estar da população nos bairros. O serviço foi intensificado nos últimos dias sob coordenadoria da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras e Frota (SINTRAF).

Os trabalhos concentram-se na parte alta da cidade. As equipes já passaram pelos bairros Caminho das Águas e Aeroporto. Atualmente 33 operadores de limpeza urbana contratados por meio de uma empresa terceirizada atuam no Bairro Nossa Senhora Aparecida. Logo depois seguirá ao Bairro Gabiroba. Os servidores atuam ainda nos trabalhos de eliminação de bolsões de lixo e recolhimento de materiais inservíveis descartados pelos moradores.

OUTRAS FRENTES – Além dos serviços de limpeza de ruas outra equipe atua fazendo a poda da grama em áreas e espaços públicos. A Praça Tiradentes e o Parque Ecológico Municipal Atanael Farias da Costa, no Bairro Boiadeiro, e a Praça Coronel Ondino Rodrigues Lima, no Centro, já receberam os serviços, que são desenvolvidos de forma estratégica pela secretaria, visto que nessa época do ano em que o revezamento de chuva e sol quente favorece o crescimento rápido da grama. As escolas municipais, prevendo o início do ano letivo, também receberão os serviços ao longo da semana.

Uma equipe de servidores públicos e funcionários da empresa de limpeza terceirizada segue à frente com roçadeiras manuais executando o trabalho de poda e outra rapidamente efetua o recolhimento do material. O serviço já abarcou a Praça Tiradentes, no Bairro Boiadeiro, e praticamente toda extensão da Avenida Carlos Hugueney.

O trabalho é uma determinação do prefeito Gustavo Melo (PSB), que rotineiramente visita os bairros e acompanha de perto o andamento dos serviços. O secretário Milton Lima ressaltou que os serviços foram reforçados nos últimos dias com uma equipe extra da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Frota que atua no recolhimento de entulho provenientes de poda de árvores e construção civil descartado por moradores.

DESCARTE IRREGULAR – A prefeitura tem constatado que moradores tem descartado lixo e outros materiais em terrenos baldios. Visando evitar essa prática foi iniciada uma campanha nas redes sociais para conscientizar a população a não adotar esse tipo de prática considerada criminosa e pode resultar em multa. Em muitos terrenos baldios são encontrados entulhos de construção civil, restos provenientes da poda de árvores, móveis velhos diversos, materiais recicláveis, aparelhos eletrônicos e pneus inservíveis. O descarte em local impróprio, aliado ao período chuvoso, contribui para a proliferação de doenças como dengue, febre chikungunya e zika vírus, além de servir de refúgio para ratos, insetos e animais peçonhentos.